Na quarentena estamos mais tempo em casa, trabalho em Home office, filhos estudando em casa, o fato é que estamos mais próximos!
Fazendo uma pequena pesquisa no meu Instagram dias atrás sobre quem estava fotografando a quarentena, tive uma surpresa em saber que poucas pessoas estavam registrando esse momento com a família. Além disso, uma maioria esmagadora (90%) queria dicas para fotografar com o celular.
Entre um almoço, aulinha das crianças, uma batida na máquina lava roupas, e outros afazeres consegui escrever algumas dicas.
Espero que com essas dicas você fotografe mais e melhor! Conte comigo para a ajuda e se quiser um lugar especial para as lembranças especiais deste tempo junto, entre aqui ->"Os dias em que a Terra parou..." e veja que ideia incrível você pode montar com a sua família. No link acima você vai encontrar uma opção de álbum para todas as imagens captadas pela sua própria lente. E o mais legal confeccionar tudo com a ajuda das crianças, no estilo faça você mesmo.
Bora começar? Vamos às dicas!
1) A primeira coisa e a mais importante. Você deve limpar a lente da câmera do seu celular.
2) Para um rosto bem iluminado evite fotografar contra luz, a não ser que você queira fazer uma silhueta!
Para exemplificar a imagem da esquerdo o meu filho estava olhando pela porta do meu quarto e a luz natural iluminou muito bem o rostinho dele. A direita, a silhueta meu filho que foi fotografado contra luz.
Quanto mais luz, maior a qualidade.
3) Não use o zoom do celular! Aproxime-se da pessoa ou objeto que você queira fotografar, pois o o zoom digital vai deixar a imagem pixelada.
4) De maneira geral evite colocar a pessoa ou objeto centralizado no quadro da imagem. Existe um tipo de composição mais comum na fotografia que chamamos de "Regra dos Terços". Olhem a imagem abaixo e me diga o que mais te chama atenção?
Os olhos, certo? De acordo com essa teoria os pontos de interseção entre as quatro linhas é onde nossos olhos tem maior atenção.
5) Segure firme o celular. Se possível com as duas mãos, isso vai ajudar a ter um melhor resultado e fotos menos tremidas.
6) Desligue o flash! Se o ambiente estiver muito escuro, tente primeiro somente com a luz ambiente. Na maioria das vezes o flash atrapalha e deixa a foto feia.
7) Tenha paciência e espere o momento certo. Eu sei que é difícil, principalmente fotografando crianças. Vale muito a pena esperar uma reação bacana e verdadeira. Ao invés de pedir um sorriso, faça ela sorrir!
8) Ajuste o foco. Dê um toque na tela em cima do objeto ou pessoa de interesse, isso vai ajudar a nitidez e qualidade da imagem.
9) Saia na foto! Faça selfies ou coloque o celular no temporizador para que você saia na foto. A recordação é para a família toda e você faz parte dela. Seu filhos vão querer saber como você era.
10) Apague as fotos ruins logo! Eu tenho a maior dificuldade em apagar as fotos, sou apegada, confesso. Mas não há memória de celular que resista! rsrs
Por último e não menos importante: DIVIRTA-SE!
Aproveite o dia, uma brincadeira, uma tarefa, um banho, aquele acordar demorado e click!
Opa! Só mais uma coisinha! Se você gostou das dicas marque, compartilhe ou comente esse artigo com uma amiga e mãe, assim formaremos mais memórias das nossas famílias e da nossa quarentena. E lembrem-se se precisarem de ajuda estou por aqui!